segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A Sombra Coletiva

As nossas sombras pessoais são feitas de pensamentos, emoções e impulsos inconscientes que achamos dolorosos demais, constrangedores, vergonhosos e desagradáveis para aceitar ou compartilhar.
Portanto, ao invés de lidarmos com elas, nós as reprimimos, fingimos que não as vemos ou temos.
Neste exato momentos, bilhões de pessoas estão vivendo a negação de suas próprias sombras individuais, e assim agindo, criando uma enorme sombra coletiva.
E todos nós somos afetados por esta sombra coletiva, em mais maneiras do que podemos imaginar.
A sombra coletiva se manifesta como o mal, as guerras, o terrorismo, na injustiça social, nas desigualdades econômicas, etc.
Neste momento da humanidade, 50% da população vive com menos de 2 dólares por dia, sendo que 20% com menos de 1 dólar por dia. Por outro lado, 54 indivíduos possuem nada menos que 50% do PIB mundial. Mas nós fingimos não saber destes fatos. Nós negamos os fatos. Mas por quê?
Por quê as pessoas das instituições sociais, das financeiras, políticas, das corporações negam totalmente ou não reconhecem a energia da sombra da humanidade?
Na verdade, eles nem a compreendem...
Mas o que achamos serem os "males do mundo" na verdade são apenas as manifestações de nossas sombras pessoais (e não a dos outros) somadas.
E assim ela se torna patológica, enraivecida, reprimida, ignorada...
Algumas pessoas expressam uma moralidade repressora... mas são estas, normalmente, que têm suas próprias sombras mais obscuras e profundas.
Temos variadas religiões que pregam contra a homossexualidade, por exemplo, considerando-a pecado, um mal a ser combatido. Mas dentro de suas próprias casas ocultam, toleram e até defendem pedófilos, abusadores e todo tipo de agressores sexuais.
Tudo isto são expressões da sombra coletiva.
Estamos num caminho insustentável, da não sobrevivência, condenando milhões de seres humanos, milhares de espécies e mesmo ao planeta, nossa própria casa.
Precisamos assumir, cada um de nós, o leme deste navio chamado indivíduo, para termos um coletivo diferente.
A tentação é a distração consigo mesmo... são os hábitos. Fingir que nada está acontecendo, é ficar no cinismo acusatório ao outro, é ficar com raiva... mas não fazer nada.
Este é o nosso desafio do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário