sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Características da Inteligência Espiritual (QS)

As pessoas que desenvolvem a Inteligência Espiritual (QS), tendem a se distinguirem por certas características que evidenciam, como:
· são mais flexíveis e tolerantes;
· têm maior nível de consciência de si mesmos e se questionam sobre o próprio pensar e agir;
· suportam e transcendem a dor e o sofrimento e usam a adversidade a seu favor;
· inspiram-se com visões e valores, tornando-os mais idealistas;
· relutam em causar danos desnecessários e a desperdiçarem sua energia, dos outros ou do meio ambiente;
·  tendência a perceberem as relações entre tudo e todos (holismo);
· tendência a sempre se perguntarem “por quê?” e obter as respostas, aprendendo sempre;
· caminham com certa facilidade contra as convenções e padrões ditados por grupos sociais ou pelo poder estabelecido (são independentes de códigos de moralidade impostos ou politicamente corretos), mas possuem fortes valores éticos;
· assumem mais riscos;
· imprimem entusiasmo, otimismo e fé aos que estão em seu entorno (família, colegas de trabalho, amigos, etc.);
· têm um forte e sincero desejo de compartilhamento, independentemente de cor, credo, sexo, raça, aparência e status (celebram a diversidade);
· ampliam seu potencial criativo e inovador, mudando a forma de trabalho mental, admitindo insights e feelings com a imaginação (imagem-em-ação) e criam o novo;
·  desenvolvem a espontaneidade;
·  têm compaixão.

As pessoas que tem QS mais desenvolvido buscam respostas para perguntas essenciais ao seu autoconhecimento, como por exemplo:
- Quem sou eu?
- Qual o sentido de minha vida?
- Quais são os meus papéis em cada situação ou ambiente?
- Qual o meu propósito e minha missão nesta vida?

A Inteligência Espiritual é libertadora ao questionar nossas crenças, princípios e valores que nos aprisionam em uma zona de conforto. São essas crenças limitantes que fazem com que terceirizemos poderes, culpas, medos e responsabilidades.
Vários estudiosos e pesquisadores tem se manifestado sobre este tipo de inteligência.
Robert Emmons considera que aqueles que tem QS elevado possuem certas capacidades, como a capacidade de transcendência, a capacidade de vivenciar estados elevados de consciência, capacidade de encontrar o sentido do sagrado nas atividades diárias, a capacidade de empregar os recursos da espiritualidade para resolver os problemas práticos da Vida e a capacidade de comprometer-se em levar uma vida baseada no perdão, na gratidão, na humildade, na compaixão e na sabedoria.
Tony Buzan afirma que a Inteligência Espiritual permite que se tenha uma visão global da Vida, ter um propósito, descobrir o poder do riso e do bom humor e viver com entusiasmo, com sentido de aventura e reconhecer a importância da paz e o poder do amor.
Zohar & Marshall afirmam que esta inteligência permite perceber que as nossas vidas fazem parte de um contexto mais amplo e significativo e, ao mesmo tempo, determina quais ações são mais valiosas para o nosso viver. A Inteligência Espiritual é a base necessária para que as outras inteligências – Inteligência Intelectual (QI) e Inteligência Emocional (QE) - operem de modo eficiente. O QS tem o poder de transformação que o diferencia das outras inteligências, indo além da capacidade intelectual e emocional do indivíduo.
Não é à toa que, para aqueles que estudam e pesquisam este tema, a Inteligência Espiritual é considerada, nos dias de hoje, como a Inteligência Definitiva.
Não é à toa que surgiu este conceito de inteligência juntamente com outras áreas de conhecimentos como a Física Quântica, as descobertas da Cosmologia, os livros  Cartas de Cristo, Conversando com Deus, Profecia Celestina, linhas terapêuticas como Um Curso em Milagres, Theta Healing, Cura Quântica, dentre tantas outras coisas, todas concomitantemente e todas desmistificando paradigmas e quebrando crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário