quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Auto-estima?


Vejo tantos posts do Face falando de auto-estima, em situações tão duvidosas, que me fez pensar sobre a sutil diferença entre auto-estima e amor próprio.

Minha percepção quando leio estes posts, é que a pessoa coloca a palavra auto-estima excluindo alguém ou alguma situação de seu pensamento…

Tipo se preservando mesmo, sem o entendimento de que a situação foi colocada a ela para aprendizado.

E isso fica parecendo mais orgulho ferido que auto-estima.

Ao meu ver pode ser tudo, menos amor próprio, porque amor é includente, jamais excludente.
No amor existe compreensão, não fuga, exclusão...

Sinto como um engano provocado pelo ego o uso deturpado da palavra auto-estima, talvez provocado por tantas linhas de auto-ajuda, mentalismo, couchings ditos espirituais, algumas filosofias e até mesmo da psicologia, que induzem as pessoas a falarem em auto-estima sem, no entanto, irem mais fundo no significado verdadeiro.

O amor próprio, entendo eu, tem a ver com o “EU SOU"...

Onde "Eu" é a primeira manifestação do Espírito no animal homem, que o torna diferente dos outros animais. 

É a expressão da individualidade que os outros animais não tem.

O chamado Reino Animal tem consciência do grupo, da espécie, enquanto o Reino Humano tem consciência de si mesmo.

Já o verbo "ser" da expressão "Eu Sou", tem a ver com “AQUILO QUE É”, e tudo aquilo que é, É DEUS.

Dessa forma, “EU SOU”, passa a ser o reconhecimento, expressado pelo amor próprio, como o ESPÍRITO (“Eu Verdadeiro” ou “Eu Superior”) reconhecendo “A DIVINDADE QUE HABITA EM MIM”.

“VÓS SOIS DEUSES E NÃO O SABEIS”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário