sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Paz Interior

Tenho conversado com algumas pessoas que me procuram, de diversos níveis de entendimento e variadas linhas da espiritualidade, cada uma com algum tipo de problema sobre variados aspectos, normalmente, da vida cotidiana. Observo que são raras as pessoas que buscam esclarecimentos sobre a espiritualidade...
Estes papos acabam levando a questões do tipo: E como faço para desenvolver amor próprio? Como faço para ser feliz? Como faço para encontrar um amor? Como faço para me curar?
São perguntas importantes, práticas, que me levam a refletir, já que considero a espiritualidade ação, vida, movimento, vibração, energia, há que haver uma forma prática tanto quanto essas questões práticas...
Bem... e para ser sincero, não creio que neste plano haja garantias de segurança para ninguém. Não há fórmulas de se evitar problemas e conflitos externos. A única segurança que se pode ter é sobre si mesmo e a forma de encarar seus problemas: pode ser um dramalhão mexicano, pode ser uma situação passageira e pode, até mesmo, ser visto como uma oportunidade de crescimento espiritual, de superação de si mesmo.
Sabemos que temos condicionamentos, crenças sobre moralidade, sexo, religiosidade, julgamentos de "certos e errados" etc, que muitas vezes nos impedem de sermos mais harmoniosos. E creio que o que se busca na espiritualidade é justamente encontrarmos um caminho de harmonia, de paz interior...
Para aqueles que assim acreditam como eu, podemos exercitar algumas coisas que passo a comentar, buscando maior serenidade:
- Aprenda a desenvolver mais amor próprio em lugar de auto-estima, sabendo que auto-estima é uma relação consigo mesmo e amor próprio é uma relação com todos.
- Pense mais nos outros... nos problemas e conflitos alheios tentando buscar a compreensão, mesmo sem entendimento ou concordância.
- Exercite o perdão começando por si mesmo e depois para os outros... evite as mágoas, ressentimentos, ódios, acessos dramáticos.
- Pratique a gratidão... Peça menos e agradeça mais...
- Reduza as expectativas sobre si mesmo e, mais ainda, sobre os outros.
- Trabalhe para aprender a se questionar a cada pensamento novo, emoção dissonante... descubra-se tentando colocar valores divinos em cada ato, pensamento ou emoção.
- Exercite a paciência, a tolerância, a compaixão e o amor em lugar de ser reativo a cada situação.
- Ame... e permita que sua amorosidade se irradie para todos.
Creio que o acima não vai evitar problemas, conflitos, não vai encontrar o amor da sua vida ou mesmo curar fisicamente... Mas vai sim mudar sobremaneira a forma de encarar tudo isso, com paz interior...
É um bom começo, não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário