terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Consciência

A tradição judaico-cristã, que forma boa parte de nossa cultura e tradição ocidental, quer participemos dela ou não, coloca a humanidade numa categoria à parte, como sendo único neste mundo.
Segundo esta tradição, Deus fez todas as criaturas segundo Si mesmo, mas fez o homem à Sua própria imagem e semelhança e deu-lhe o domínio sobre a Terra.
Essa colocação especial no planeta deve-se não a seu corpo (feito de "barro"), mas ao fato de possuir uma alma - ou em termos mais modernos e, talvez, científicos, uma "consciência", que, de alguma forma, espelha à de Deus.
Mas isso não significa que outros reinos da natureza e/ou toda a criação não tenham consciência. Significa apenas que a consciência humana tem potencial de ser mais próxima à Divina.
A ciência moderna, particularmente a cosmologia e a física quântica, tendem a comprovar que toda a criação "parece mais um grande pensamento de uma consciência superior".
E parece que tudo é organizado de tal forma que, segundo as leis dessa grande consciência superior, tudo funciona através de partes dessa grande consciência segundo sua própria função, meio e estágio evolutivo, desde o átomo e o mundo sub-atômico ao macrocosmo.
Incrivelmente, diz a sabedoria antiga, refletida na teosofia de Blavatsky, sobre a consciência dos Reinos:
- O Reino Mineral tem a "consciência da forma", e todo mineral tende a criar formas mais perfeitas em seu longo período evolutivo... todo mineral tende a virar cristais facetados.
- O Reino vegetal tem a "consciência da vida", sendo a vida para eles a luz solar que os alimenta para efetuarem suas trocas energéticas (fotossíntese, por exemplo)
- O Reino Animal tem a "consciência do grupo ou da espécie" e tendem a viver em grupos dentro de suas próprias espécies, formando um "espírito de grupo", primeiro lampejo de uma futura individualização.
- O Reino Elemental e/ou Angélico, tem "consciência dos elementos" constitutivos de todos os reinos da natureza e seu evolutivo está em aprimorar os elementos de acordo com a necessidade evolutiva dos outros reinos.
- O Reino Hominal tem a "consciência de si mesmo", dentro de todos os reinos e seu evolutivo está em reconhecer a unicidade de tudo, saindo da aparente dualidade deste mundo e "retornar ao Pai" em seus vários aspectos.
O homem tem sete planos de consciência, dentro de sua consciência individualizada... e além disto, formamos um consciente e um inconsciente coletivo...mas isso é outro assunto e vamos deixar para comentar em outra oportunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário