sábado, 15 de janeiro de 2022

Dia de Reis

Os Três Reis Magos, na tradição cristã, trazem presentes ao menino Jesus, de um simbolismo expressivo: ouro, incenso e mirra.

A simbologia:
O ouro significa o clímax de todo o esforço que um homem faz para sobreviver (a energia física). O ouro é considerado um dos metais preciosos mais perfeitos. Simboliza a perfeição, iluminação, conhecimento, realeza e imortalidade. Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.
Na antiguidade o ouro era um presente a um Rei.
A queima do incenso significa a transformação da matéria (carvão e ervas) em espírito (aroma). O elemento fogo é o maior símbolo de transformação que existe e está presente na queima do Incenso. O significado do incenso também está relacionado a um símbolo de desapego e purificação nas tradições orientais. O incenso (de olibano) resultante da queima de uma resina aromática, que se volatiliza subindo aos céus. Representa as energias emocionais que uma vez trabalhadas, queimadas, nos levam a um céu interno que , ao espalhar-se, beneficia outros.
Na antiguidade o incenso era um presente a um Sacerdote, representando a espiritualidade.
A mirra é uma goma , amarga, usada para embalsamar corpos e representa a imortalidade. Significava o encolhimento das amarguras de nossos pensamentos, tudo o que angustia a nossa mente, que pode ser encolhido, para que cresçamos espiritualmente. Enfim, a nossa energia mental purificada.
Era um presente aos Profetas, representando a imortalidade.
Os Reis Magos e seus presentes são de linda e sábia simbologia na cristandade, feitas ao Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário