sexta-feira, 8 de junho de 2018

Yoga

A palavra yoga é milenarmente aplicada na Índia, geralmente implicando união com o Divino, quando, na verdade, seria mais apropriado significar "unidade".

Em todas as suas diferentes escolas, a expressão se refere não só ao distante objetivo de união, mas também quanto aos métodos de treinamento que conduzem a esta meta.

Não raro também, alguns dizem que yoga é meditação, prática que tem enorme papel na maioria dos sistemas. Mas não devemos presumir que a meditação seja a única ou mesmo a principal ferramenta para o yogue, já que existem muitas escolas diferentes com diferenciados métodos, das quais destacaremos as sete principais, cada qual pertencente a um dos Sete Raios, devendo ser consideradas como métodos complementares, não como rivais.

A primeira escola, Patanjali - a mais antiga de que se tem registro, ligada ao Primeiro Raio, há dez mandamentos: os cinco primeiros sendo negações (proibindo o fazer mal aos outros, a mentira, o roubo, a incontinência e a ambição) e outros cinco positivos (recomendando a limpeza, contentamento, esforço, estudo e devoção).

A escola de Shri Krishna, exposta no Bhagavad-Gita, ensina acima de tudo a doutrina do amor. Amar sem cessar é o caminho do Segundo Raio e no Gita é mostrado como este amor deve ser dirigido aos homens e aos outros seres como Karma Yoga (o yoga da ação ou trabalho) e a Deus como bhakti yoga (o yoga da devoção).

A terceira escola, a de Shankaracharya, apresenta as qualificações na ordem que as temos, colocando a discriminação em primeiro lugar. Ela é direcionada às pessoas do Terceiro Raio, cujo temperamento as leva a querer entender não só qual serviço elas devam fazer, mas também de que maneira sua contribuição entra no esquema das coisas e no desenvolvimento da humanidade.

A quarta escola é a do Hatha Yoga. Corretamente entendida, ela envolve purificação e treinamento físico severo, objetivando levar o corpo físico a um estado de saúde perfeita, de tal forma a habilitar o ego a usá-lo para avançar o máximo possível na atual encarnação. A respiração exerce importante papel nesse caminho.

A quinta escola, denominada de Laya Yoga, objetiva o despertar das faculdades superiores do homem através do conhecimento da kundalini e dos sete chacras. Por suas características, é uma escola mais indicada aos orientais pela vida mais simples e pacífica.

A sexta escola é a da Bhakti ou devoção. Também ensinada no Bhagavad-Gita, de fato a encontramos na maioria das religiões, naqueles verdadeiros devotos que colocam sua confiança inteiramente no Divino, ficando mais que contentes se apenas têm a oportunidade e o privilégio de servir e obedecer a Deus de qualquer forma possível.

A sétima escola é chamada de Mantra Yoga, referente ao Sétimo Raio que ora é dominante no mundo. A palavra mantra é sânscrita e equivale a encantamento ou magia. Como ocidentais, poderíamos dizer que existem cinco tipos principais de funcionamento dos mantras:

- os que atuam pela fé
- os que atuam por associação
- os que funcionam por acordos ou alianças
- os que atuam pelo significado ou simbolismo
- os que atuam simplesmente através do som, vibração sem significado.


Fonte de Consulta: Os Mestres e a Senda - C.W. Leadbeater

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